CRB15 > Notícias > Destaques > Eeleições 2023

Eeleições 2023

O Conselho Federal de Biblioteconomia publicou a Resolução CFB n°258, que trata das eleições trienais dos CRB. A resolução leva em consideração a legislação e normativas vigentes, define as regras para a composição dos CRB e a realização do processo eleitoral. A Assembleia Eleitoral será constituída pelos(as) bibliotecários(as) inscritos(as) nos CRB, portadores de registro principal na respectiva jurisdição e em dia com suas obrigações legais, conforme estabelecido no artigo 2º.

As candidaturas devem ser efetuadas por meio de chapas, que devem conter candidatos(as) a conselheiros(as) efetivos e suplentes. O registro da chapa deve ser realizado dentro do prazo estipulado no edital de convocação, seguindo as condições determinadas pela resolução. A resolução estabelece também a criação da Comissão Eleitoral do CRB, que será composta por três bibliotecários(as) designados(as) pelo(a) Presidente do CRB. A comissão tem como responsabilidades a análise dos pedidos de registro de chapas, a credenciação de fiscais de chapas, a recepção da apuração das Mesas Eleitorais, a proclamação do resultado final da eleição, entre outras atribuições.

A votação ocorrerá por meio da internet, utilizando um sistema eletrônico de eleição, conforme estabelecido no artigo 23. Será disponibilizado um sistema de login e senha para os(as) bibliotecários(as) exercerem seu voto de forma segura e sigilosa. Além disso, haverá um terminal de computador na sede do CRB para aqueles que preferirem votar presencialmente. A posse dos membros eleitos ocorrerá até o quarto dia útil de janeiro de 2024.

Para conferir a Resolução CFB n°258/2023 na íntegra, clique neste link.

NOTÍCIAS
Live em Comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária

Tema: Letramento racial: qual o papel da biblioteca? Preletora: Franciéle Garcês Mediador: Jobson ...

CONVITE ESPECIAL

📚 Convite Especial! 📚 Com muita alegria convidamos todos os bibliotecários e ...

ANUIDADE 2024

A anuidade profissional é uma contribuição social, prevista no Art. 42 ...

Compartilhe isto no:     

    • O CRB-15 foi criado pela Resolução nº 84, de 31 de outubro de 2007 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a partir do desmembramento do CRB-4.
  • CONTATO
    • Av. Dom Pedro I, 719 – Sala 201 e 202 – Ed. Dinamic Center. Centro. João Pessoa/PB – CEP 58.013.021
    • Telefone: (83) 3241-2142
    • Emails: contato@crb15.org.br
      fiscalcrb15@gmail.com
      contabil@crb15.org.br
      juridico@crb15.org.br
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support