CRB15 > Notícias > Nacionais > Bibliotecas escolares devem ser reestruturadas em Bayeux

Bibliotecas escolares devem ser reestruturadas em Bayeux

O Ministério Público da Paraíba recomendou que a Prefeitura, Secretaria de Educação e direções das escolas de Bayeux criem ou reestruturem bibliotecas em cada unidade escolar do sistema municipal de ensino. O objetivo da recomendação expedida pela 2ª promotora de Justiça de Bayeux, Ana Caroline Almeida, é garantir a efetivação da Lei de Universalização das Bibliotecas (Lei n° 12.244/10).

De acordo com a promotora, foram constatados problemas estruturais e funcionais em todas as bibliotecas ou salas de leitura das escolas da rede municipal, além da biblioteca municipal, através de vistorias realizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, após requisição a Promotoria de Justiça.

Em algmas bibliotecas, foram detectadas irregularidades como falta de autonomia do bibliotecário, ausência de climatização, poucas cadeiras e mesas para os usuários, ausência de catálogo, metade do acervo sem ser classificado ou catalogado física ou eletronicamente, com o agravante de que os alunos da rede pública municipal não tem livre acesso ao acervo, seja para consultas ou empréstimos.

Medidas

De acordo com a recomendação, as bibliotecas devem dispor de área mínima de 50m2, conforme diretriz posta na Resolução CFB nº 199/2018. Nas escolas que não contam com esse espaço físico e seja deliberado pela manutenção de salas de leitura, que seja ambiente exclusivo para tal fim, com espaço suficiente para acomodar os acervos e garantir acessibilidade.

Também deve ser realizada contratação de profissionais bibliotecários enquanto não for efetivado concurso público para o exercício privativo da função, sendo um por biblioteca. Eles deverão administrar, com autonomia, as bibliotecas, dentro das normas técnicas e legislação pertinente.

Foi recomendado ainda a aquisição da mobília necessária e novos acervos, acesso a informações digitais (Internet); e horário de atendimento adequado a toda a comunidade escolar.

Para algumas biliotecas, foi também recomendado que sejam adotadas as providências para sanar a falta de isolamento acústico, de climatização, de sinalização externa, de mobiliário suficiente e de acesso ao acervo pelos usuários; ausência de catálogo físico ou eletrônico do acervo, de computadores e acesso à Internet e falta de classificação ou etiquetação de metade do acervo.

Fonte: Paraíba.com

NOTÍCIAS
Live em Comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária

Tema: Letramento racial: qual o papel da biblioteca? Preletora: Franciéle Garcês Mediador: Jobson ...

CONVITE ESPECIAL

📚 Convite Especial! 📚 Com muita alegria convidamos todos os bibliotecários e ...

ANUIDADE 2024

A anuidade profissional é uma contribuição social, prevista no Art. 42 ...

Compartilhe isto no:     

    • O CRB-15 foi criado pela Resolução nº 84, de 31 de outubro de 2007 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a partir do desmembramento do CRB-4.
  • CONTATO
    • Av. Dom Pedro I, 719 – Sala 201 e 202 – Ed. Dinamic Center. Centro. João Pessoa/PB – CEP 58.013.021
    • Telefone: (83) 3241-2142
    • Emails: contato@crb15.org.br
      fiscalcrb15@gmail.com
      contabil@crb15.org.br
      juridico@crb15.org.br
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support