CRB15 > Notícias > PB / RN > Biblioteca Câmara Cascudo ganha data de abertura

Biblioteca Câmara Cascudo ganha data de abertura

A previsão de reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal, é o próximo mês de outubro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ao participar da abertura do evento “Biblioteca Pública: atuação social, política e cultural”, realizado pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15) e que segue até o dia 30 de junho.

“Não podemos considerar normal que a biblioteca esteja fechada há quase uma década. Mas essa página será virada! Palavra de professora — em outubro, a biblioteca vai ser entregue a vocês. Graças a um governo que tem competência, foco, planejamento e gestão”, disse a governadora.

A Biblioteca foi criada em 1963 e fechada em 2012 para a reforma. A obra custou aproximadamente R$ 1,6 milhão e o espaço será entregue com novos títulos, galeria de arte, estações de pesquisa, cabines de estudo, climatização, café e acesso à internet.

A coordenadora do curso de Biblioteconomia na UFRN, Gabrielle Tanus, organizou e lança o livro “Em busca de bibliotecas verdadeiramente públicas no estado do RN”, escrito pelos estudantes do curso. Em sua fala, destacou a importância desse tipo de equipamento público.

“Que possamos aprender que não devemos fechar bibliotecas públicas para reformas. Devemos garantir a sua existência em outro espaço público e a permanência da oferta de serviços e recursos para o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e da comunidade”, alertou.

O diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, explicou o que chamou de “via-crúcis” burocrática para a reabertura da biblioteca, que assim como Teatro Alberto Maranhão, a Fortaleza dos Reis Magos, o Memorial Câmara Cascudo, o Museu da Rampa e outros, deixou de atender à população em governos anteriores.

Também participaram a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região, Kilvya Braga; o presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará, Guilherme Relvas D’Oliveira; e palestra da professora Dra. Marília Paiva (UFMG), com o tema “Biblioteca pública: atuação social, política e cultural”.

Fonte: tribunadonorte.com.br

NOTÍCIAS
Live em Comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária

Tema: Letramento racial: qual o papel da biblioteca? Preletora: Franciéle Garcês Mediador: Jobson ...

CONVITE ESPECIAL

📚 Convite Especial! 📚 Com muita alegria convidamos todos os bibliotecários e ...

ANUIDADE 2024

A anuidade profissional é uma contribuição social, prevista no Art. 42 ...

Compartilhe isto no:     

    • O CRB-15 foi criado pela Resolução nº 84, de 31 de outubro de 2007 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a partir do desmembramento do CRB-4.
  • CONTATO
    • Av. Dom Pedro I, 719 – Sala 201 e 202 – Ed. Dinamic Center. Centro. João Pessoa/PB – CEP 58.013.021
    • Telefone: (83) 3241-2142
    • Emails: contato@crb15.org.br
      fiscalcrb15@gmail.com
      contabil@crb15.org.br
      juridico@crb15.org.br
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support