CRB15 > Sobre a CRB-15 > Documentação > Cancelamento do Registro

Cancelamento do Registro

CANCELAMENTO DO REGISTRO

 

O cancelamento deve ser solicitado quando o profissional estiver aposentado (o profissional aposentado deverá entrar em contato com o CRB-15) e quando não for mais exercer a profissão de Bibliotecário.
Mesmo nos casos de trabalho voluntário, o profissional deverá estar em dia com suas obrigações no CRB15 não caracterizando o cancelamento. Durante a licença ou cancelamento, o Bibliotecário fica isento do pagamento da anuidade. (Paga somente os duodécimos da anuidade, dependendo de quando solicitou a licença ou o cancelamento.
A cobrança da anuidade será cobrada proporcionalmente, contada quando da solicitação do cancelamento.

 

CONFORME A RESOLUÇÃO CFB 406/93, SÃO NECESSÁRIOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

 

a)      Requerimento solicitando Cancelamento CLIQUE AQUI;

b)      Exposição de motivos para cancelamento;

c)       Prova de que perdeu o vínculo profissional;

d)      Declaração de próprio punho do profissional requerente que não irá mais exercer a atividade durante o cancelamento, sob pena de Lei e desta Resolução CLIQUE AQUI;

§ 1º – O Requerimento deverá vir acompanhado do original da Carteira e da Cédula de Identidade Profissional do Bibliotecário;

e)      Atualização de Dados Cadastrais CLIQUE AQUI 

f)       Cópia (Xerox)  da CTPS (pagina onde tem a foto, identificações pessoais, três últimas anotações de trabalho e a primeira página após em branco) se funcionário público os três últimos contracheques e ato de exoneração ou aposentadoria;

Art. 15A anuidade é devida pelo profissional, inclusive no exercício em que se consumar a licença, cancelamento ou suspensão de registro. Se requerido até 31 de março do exercício, serão devidos apenas os duodécimos da anuidade relativa ao período vencido.

– Taxa para cancelamento de registro (R$ 32,00)

* MAS ATENÇÃO!! 
O Bibliotecário que, estando cancelado ou licenciado, continuar desempenhando as atividades pertinentes à profissão, estará em exercício ilegal, sujeito a penalidades previstas no artigo 40 da Lei 9.674/98, que vão desde multa de uma a cinquenta vezes o valor da anuidade, até a cassação do registro profissional.
Através de denúncias recebidas e visitas da Bibliotecária fiscal, será possível identificar os profissionais que estiverem atuando ilegalmente, sem o devido registro, ou na condição de licenciados ou cancelados. Se você tem conhecimento de irregularidades, sejam de profissionais ou instituições que não possuem Bibliotecário, denuncie-as, para que tomemos as devidas providências.

NOTÍCIAS
Sessão Solene homenageia o Centenário da Biblioteca Municipal Olegário Vale

Nesta quinta-feira (12), às 18 horas, a Câmara Municipal de Caicó ...

Campanha de Conciliação de Débitos anteriores ao exercício de 2019

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA Resolução CFB n. 213/2019. Dispõe sobre a campanha de ...

Eleição Complementar 2019

Informamos que o CRB-15 está em período de eleição complementar, as ...

Compartilhe isto no:     

    • O CRB-15 foi criado pela Resolução nº 84, de 31 de outubro de 2007 do Conselho Federal de Biblioteconomia, a partir do desmembramento do CRB-4.
  • CONTATO
    • Av. Dom Pedro I, 719 – Sala 201 e 202 – Ed. Dinamic Center. Centro. João Pessoa/PB – CEP 58.013.021
    • Telefone: (83) 3241-2142
    • Emails: contato@crb15.org.br
      fiscalcrb15@gmail.com
      contabil@crb15.org.br
      juridico@crb15.org.br